quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Plano de aula - Técnicas leitura em sala de aula

PLANO DE AULA
ESCOLA:
E.E.Dr.Luiz Pinto de Almeida
SÉRIE:
4º ano – Ensino Fundamental
DATA:
10/09/2010
MÓDULO DE AULA:
2 h/aula
PROFESSORA:
Ivone Rodrigues de Lima e Souza
CONTEÚDO:
Dinâmica de leitura
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
 Desenvolver e estimular o hábito pela da leitura
 Ler e interpretar os textos
 Expressar verbalmente informações contidas no texto
VERIFICAÇÃO DOS PRÉ-REQUISITOS:
Verificar o que os alunos são capazes de realizar por meio de um texto.
APLICAÇÕES PRÁTICAS
Dinâmica 8 – Surpresa
Dinâmica 9 – Par ou ímpar
Dinâmica 10 – Atenção à resposta e à opinião
ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:
 Explicação sobre as atividades a serem desenvolvidas
 Cantiga de animação
 Distribuição dos textos
 Solicitar leitura silenciosa
 Leitura conduzida pelo professor
 Leitura coletiva
 Aplicação das técnicas 8,9 e 10
 Distribuição das questões xerocadas
 Questionamentos conduzidos pelo professor
 Esclarecimento das possíveis dúvidas
 Fechamento e conclusão final
MATERIAL NECESSÁRIO:
 Xérox do texto
 Xérox de questões
 Lápis de escrita
 Quadro de giz
 Papeletas
AVALIAÇÃO:
Será contínua, levando em consideração o interesse, a participação e interação dos alunos nas atividades e nas práticas.
PLANO DE AULA
ESCOLA:
Escola Estadual Dr.Luiz Pinto de Almeida
SÉRIE:
4º ano – Ensino Fundamental
DATA:
03/11/2010
MÓDULO DE AULA:
2 h/aula
ESTAGIÁRIA:
Ivone Rodrigues de Lima e Souza
DISCIPLINA:
Língua Portuguesa (leitura)
CONTEÚDO:
Dinâmica de leitura
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
 Desenvolver e estimular o hábito pela da leitura
 Ler e interpretar os textos
 Expressar verbalmente informações contidas no texto
VERIFICAÇÃO DOS PRÉ-REQUISITOS:
Verificar o que os alunos são capazes de realizar por meio de um texto.
APLICAÇÕES PRÁTICAS:
Dinâmica 5 – Troquem as respostas
ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:
 Aplicação da técnica 5
 Explicação sobre as atividades a serem desenvolvidas
 Cantiga de animação
 Distribuição dos textos
 Solicitar leitura silenciosa
 Leitura conduzida pelo professor
 Leitura coletiva
 Solicitar formação de duplas
 Distribuição das questões xerocadas
 Solicitar troca de respostas pelas duplas
 Esclarecimento das possíveis dúvidas
 Fechamento e conclusão final
MATERIAL NECESSÁRIO:
 Xérox do texto
 Xérox de questões
 Lápis de escrita
 Quadro de giz
AVALIAÇÃO:
Será contínua, levando em consideração o interesse, a participação e interação dos alunos nas atividades e nas práticas.
As Árvores e o Machado
Um homem foi à floresta e pediu às árvores, para que estas lhe doassem um cabo para o seu machado novo. O conselho das árvores então concorda com o seu pedido, e lhe ofertam uma jovem árvore para este fim. E logo que o homem coloca o novo cabo no machado, começa furiosamente a usá-lo, e em pouco tempo, já havia derrubado com seus potentes golpes, as maiores e mais nobres árvores daquele bosque. Um velho Carvalho, observando a destruição à sua volta, comenta desolado com um Cedro seu vizinho: O primeiro passo significou a perdição de todas nós. Se tivéssemos respeitado os direitos daquela jovem árvore, também teríamos preservado os nossos, e poderíamos ficar de pé, ainda por muitos anos.
Moral da História: Quem menospreza seu semelhante, não deve se surpreender se um dia, outros fizerem o mesmo consigo.
Autor: Esopo
Fábulas Ilustradas: As Árvores e o Machado - © Copyright 1998-2010 http://www.sitededicas.com.br
A Galinha Ruiva Era uma vez uma galinha ruiva, que morava com seus pintinhos numa fazenda. Um dia ela percebeu que o milho estava maduro, pronto prá colher e virar um bom alimento. A galinha ruiva teve a idéia de fazer um delicioso bolo de milho. Todos iam gostar! Era muito trabalho: ela precisava de bastante milho para o bolo. Quem podia ajudar a colher a espiga de milho no pé? Quem podia ajudar a debulhar todo aquele milho? Quem podia ajudar a moer o milho para fazer a farinha de milho para o bolo? Foi pensando nisso que a galinha ruiva encontrou seus amigos: - Quem pode me ajudar a colher o milho para fazer um delicioso bolo? - Eu não, disse o gato. Estou com muito sono. - Eu não, disse o cachorro. Estou muito ocupado. - Eu não, disse o porco. Acabei de almoçar. - Eu não disse a vaca. Está na hora de brincar lá fora. Todo mundo disse não. Então, a galinha ruiva foi preparar tudo sozinha: colheu as espigas, debulhou o milho, moeu a farinha, preparou o bolo e colocou no forno. Quando o bolo ficou pronto ... Aquele cheirinho bom de bolo foi fazendo os amigos se chegarem. Todos ficaram com água na boca. Então a galinha ruiva disse: - Quem foi que me ajudou a colher o milho, preparar o milho, para fazer o bolo? Todos ficaram bem quietinhos. ( Ninguém tinha ajudado.) - Então quem vai comer o delicioso bolo de milho sou eu e meus pintinhos, apenas. Vocês podem continuar a descansar olhando. E assim foi: a galinha e seus pintinhos aproveitaram a festa, e nenhum dos preguiçosos foi convidado. FIM
Questões para aplicação da técnica 10 – Texto: A galinha ruiva
1- O que é cooperar?
2- Por que os animais não cooperaram com a galinha?
3- Como você acha que os pintinhos cooperaram com a mamãe galinha?
4- por que, muitas vezes, não cooperamos com as pessoas em casa?
5- Como você pode cooperar com sua mãe ou com os convivem com você?
6- Como você pode cooperar na sua casa?
Textos da técnica 5
Paraíso
Se esta rua fosse minha, eu mandava ladrilhar, não para automóveis matar gente, mas para criança brincar.
Se esta mata fosse minha, eu não deixava derrubar. Se cortarem todas as árvores, onde é que os pássaros vão morar?
Se este rio fosse meu, eu não deixava poluir. Joguem esgotos noutra parte, que os peixes moram aqui.
Se este mundo fosse meu, Eu fazia tantas mudanças Que ele seria um paraíso De bichos, plantas e crianças.
José Paulo Paes
Poemas para brincar. Ática, 1990.
Questões a serem aplicadas na técnica 5
Texto:
 Abençoado seja
 Paraíso
1- Qual a importância do livro para você?
2- o que podemos encontrar em um livro?
3- Quais os livros você já leu?
4- Que tipo de livro você mais gosta?
5- Que conselho você daria para alguém que não gosta de ler?
6- Que livros ou obra você indicaria a um colega?
7- Quais as coisas que o autor gostaria de modificar?
8- Por que ele não deixaria cortar as árvores?
9- Como seriam os rios?
10- Que mudanças você faria no mundo se pudesse?
11- O que você acha que não está correto na natureza?
12- Escolha um versinho e fale sobre ele.

Um comentário:

  1. Ao elaborar um plano de aula é imprescindível que o professor tenha em mente o objetivo pela qual ele irá aplicar sua aula e a realidade do seu público alvo. Dessa forma seu objetivo será alcançado com sucesso.

    ResponderExcluir